Doença de Crohn: como é feito o diagnóstico?

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma inflamação crônica, que pode acometer todo o trato gastrointestinal, porém é mais comum no final do intestino delgado (íleo) e intestino grosso.

A causa da doença de Crohn não é completamente conhecida, mas parece ocorrer por uma desregulação do sistema imunológico, com influências da microbiota (flora) intestinal e de fatores ambientais (como dieta, tabagismo, entre outros).

História clínica do paciente é fundamental

A incidência da doença de Crohn é maior em adultos jovens e mesmo na adolescência. O diagnóstico muitas vezes é difícil, com muitos pacientes esperarem mais de um ano desde a primeira consulta com o clínico até chegar à conclusão diagnóstica e tratamento adequado.

Os sintomas da doença de Crohn são diversos, podendo incluir dores no abdômen, perda de peso, diarreia, fezes com muco ou sangue, distensão abdominal, febre e diminuição do apetite.

Sintomas extra digestivos também podem ocorrer como manchas vermelhas e feridas na pele ou problemas oculares (como a uveíte), problemas articulares (artrite), no fígado, entre outros menos frequentes.

Atenção em afastar outros diagnósticos

A doença de Crohn se manifesta muitas vezes de forma parecida com outras doenças intestinais, como a síndrome do intestino irritável, intolerâncias alimentares, doença celíaca, verminoses, colites induzidas por remédios ou infecções como tuberculose.

Além disso, o histórico familiar de doenças autoimunes também é relevante no portador de doença de Crohn, pois há ligação genética entre essas doenças. Por isso, deve-se investigar a existência de familiares com lúpus, artrite reumatoide e espondilite anquilosante na conversa com o paciente.

Exames mais usados

Todos os fatores citados devem ser levados em conta no momento do diagnóstico da doença de Crohn, que muitas vezes é feito com atraso. Uma história clínica com exame físico completos do paciente devem ser sempre o ponto de partida na avaliação do paciente, juntamente com alguns exames laboratoriais.

Entre os exames mais importantes na suspeita de doença de Crohn estão a colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cápsula endoscópica, tomografia, ressonância magnética, entre outros. Tudo isso torna a investigação com custo muito elevado e por vezes demorada, sendo um dos motivos do atraso diagnóstico.

A colonoscopia é sem dúvidas o exame mais importante para o diagnóstico da doença de Crohn, com 90% das alterações da doença sendo identificadas através dela. É um método que precisa de cuidado no preparo, requer dieta adequada e uso de laxantes, além de ser feito com sedação.